saudeLOGO Created with Sketch.

Atividade física protege o coração dos mais velhos

Estudo indica que fazer exercícios reduz em até 50% o risco de morte por problemas cardiovasculares em quem tem mais de 65 anos

Quem acompanha com frequência as reportagens de SAÚDE provavelmente não está surpreso em ler mais uma boa notícia envolvendo os efeitos da atividade física. Afinal, vira e mexe são publicados estudos sobre a importância de movimentar o esqueleto (em todas as faixas etárias) para prevenir ou até mesmo ajudar no tratamento de doenças.

Dessa vez, não é diferente: uma pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia adiciona mais dados na longa lista de benefícios da atividade física. Após observar 2 500 adultos com idades entre 65 e 74 anos durante 12 anos, os experts concluíram que quem praticava exercícios de intensidade moderada por pelo menos quatro horas semanais — como caminhar, andar de bicicleta ou até fazer jardinagem — tinha 30% menos risco de infartar.

Leia mais: Exercícios para prevenir e tratar as dores nas costas

Tem mais: quando o tempo de lazer envolvia mexer o corpo, os benefícios eram mais expressivos: a probabilidade de o coração pifar despencava de 54 a 66%. E, mesmo que a pessoa já apresentasse algum fator de risco (como colesterol alto), os efeitos protetores permaneciam significativos, segundo os estudiosos. Com o avançar da idade, seguir com a rotina de exercícios é um esforço pra lá de recompensador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s