saudeLOGO Created with Sketch.

Assado, cru ou frito: saiba qual kibe é melhor para a saúde

Conheça seis diferenças entre essas delícias e eleja o seu preferido!

Dos pratos típicos da cozinha árabe, o quibe feito com carne é um dos mais populares por aqui. Fonte de proteínas, nutriente essencial para a construção e manutenção dos músculos, ele pode ser consumido de três formas. Para quem está de olho na balança, o cru e o assado são as melhores opções, já que em 100 gramas apresentam 109 e 136 calorias, respectivamente. Já o frito, olha que tristeza, reúne nada menos que 254 calorias.

Ainda que o cru pareça mais vantajoso, é bom salientar que o risco de contaminação é maior. Essa versão deve ser evitada principalmente por gestantes. Portanto, apesar de tomar uma surra no nosso placar, no geral o quibe assado é o mais indicado, porque ele não tem acréscimo de calorias e a probabilidade de contágio é reduzida. Para acompanhar o prato, invista em arroz de lentilha, purê de batatas ou salada de folhas verdes com tomate-cereja e molho de coalhada ou ricota.

 

Energia

Cru  ……………. 109 kcal

Assado  ……………. 136 kcal

Frito  ……………. 254 kcal

 

Proteínas

Frito  ……………. 14,9 g

Assado  ……………. 14,6 g

Cru  ……………. 12,4 g

 

Lipídios

Cru ……………. 1,7 g

Assado  ……………. 2,7 g

Frito  ……………. 15,8 g

 

Carboidratos

Cru   ……………. 10,8 g

Frito   ……………. 12,3 g

Assado  ……………. 12,9 g

 

Sódio

Cru  ……………. 39 mg

Assado   ……………. 40 mg

Frito  ……………. 836 mg

 

Colesterol

Cru ……  27 mg

Assado ……  34 mg

Frito ……  38 mg

 

Placar saúde

cru  x  assado x frito

5  x  0  x  1

 

Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp) ; Agradecimentos: Michele Coelho Novembre – docente de cozinha Mediterrânea do Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro.