Comuns a partir dos 60 anos devido a fraqueza, desequilíbrio e falhas na visão, os tombos ameaçam a qualidade e a expectativa de vida. Fraturas geram longas hospitalizações.
O perigo
Foto: Getty Images
Repensar alguns cômodos da casa ajuda a prevenir os acidentes. Confira, a seguir, sugestões para aumentar a segurança dos idosos no quarto, no banheiro, na escada...
Solução caseira
Foto: Thiago Almeida
O QUARTO
Muitas vezes é nela que a pessoa se apoia para se levantar da cama. Por isso, a peça deve ser bem firme, de preferência até presa ao chão.
Mesa de cabeceira
Deslocamentos no escuro devem ser evitados. Daí a recomendação de deixar um abajur ao lado da cama, com o interruptor à mão.
Iluminação
Pessoas mais velhas costumam arrastar os pés, aumentando o perigo de se enroscar no que há pelo caminho. Por isso, remova tapetes. Se quer muito ter um, opte por versões antiderrapantes.
Tapetes
A ESCADA
Se não tiver corrimão, fixe barras dos dois lados. E considere instalar fitas antiderrapantes nos degraus. Vale orientar o idoso a não subir escadas com as mãos ocupadas.
Corrimão
Quem nunca se atrapalhou pisando em falso num degrau? Imagine então com a visão embaçada. Faixas em cores contrastantes e marcações de início e fim da escada garantem maior segurança.
Degrau
O BANHEIRO
Foto: Marcus Penna
Se houver espaço, coloque um banco com pés emborrachados na área do chuveiro. Eles evitam o incômodo de se abaixar para lavar pernas e pés e dão uma força ao se secar.
Box do chuveiro
Se houver dificuldade de se sentar e se levantar do vaso sanitário, eleve o assento e coloque barras laterais. No mercado, já é possível encontrar kits prontos que dispensam furos nas paredes.
Privada
A SALA
Mesas de centro e outros objetos que atrapalham os deslocamentos não são uma boa. Ah, e os tapetes rendem tropeções se estiverem soltos ou com dobras. Melhor evitar na sala também.
Mesa de centro
A dificuldade de enxergar e o andar vacilante demandam um ambiente acessível e iluminado: cortinas abertas e paredes pintadas com cores claras descomplicam a movimentação.
Claridade
A COZINHA
Tudo deve estar organizado para desencorajar subidas em escadas ou banquinhos. Mas não adianta guardar os utensílios em locais muito baixos: agachamentos podem provocar vertigens.
Organização
Respingos de água, óleo e outros líquidos, assim como cascas e restos de alimentos que caem, tornam o piso da cozinha uma armadilha. Limpe tudo e opte por tapetes antiderrapantes.