A importância da
A maior parte do nosso corpo é formada por água: ela representa, em média, 60% de tudo o que existe dentro da gente. Não é de surpreender, portanto, que a escassez provoque todo tipo de problema.
Como qualquer outra célula, os neurônios precisam de água. O abastecimento adequado é crucial para eles se manterem conectados, transmitindo seus impulsos.
O mecanismo de contração e relaxamento depende do volume hídrico nas fibras musculares. Se elas ficam murchas, falta força para correr, erguer pesos… e para bater, no caso do músculo cardíaco.
Beber muita água é ótima estratégia para prevenir os cálculos renais. Quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor o risco de a urina concentrar partículas sólidas que, agrupadas, viram pedrinhas.
A última fração da árvore respiratória, que corresponde aos alvéolos, precisa estar bem hidratada para que a difusão do oxigênio aconteça da melhor maneira.
Um volume satisfatório de água viajando pelos vasos garante que todo o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue.
Com menos água, a produção de saliva diminui e a secura facilita a vida dos micróbios que já estão naturalmente em nossa cavidade bucal. Daí vem o mau hálito.
+ Leve a garrafa para todo canto.
+ Estabeleça metas, como tomar uma garrafinha de 500 ml por turno de trabalho.
+ Use aplicativos com lembretes ou o próprio alarme do celular para lembrar da hidratação.
+ Dê sabor, colocando pedaços de suas frutas favoritas na garrafa.