saudeLOGO Created with Sketch.

O tipo de câncer mais relacionado ao risco de suicídio

Estudo chama a atenção para os cuidados com a saúde mental das vítimas dessa doença

O diagnóstico do câncer pode bagunçar a cabeça. Não à toa, as taxas de suicídio são 60% maiores entre pessoas que recebem essa notícia, como aponta um novo estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Acontece que esse número chega a impressionantes 300% se o problema surge no… pulmão.

Os cientistas analisaram um banco de dados com informações de mais de 3 milhões de pacientes ao longo de quatro décadas. A enorme quantidade de casos incluídos deu margem para mais uma descoberta: 50% dos indivíduos com um tumor de pulmão que se mataram ainda poderiam melhorar com tratamentos.

Veja também

Mas o que motiva uma atitude tão drástica? A principal causa, de acordo como os pesquisadores, é o peso nos ombros causado por escolhas de estilo de vida. “85% dos nossos pacientes fumaram a vida toda e podem sentir culpa por isso”, diz Jeffrey Port, autor da investigação.

O experimento serve de alerta para a necessidade de não restringir uma pessoa à doença que carrega. Port inclusive elenca pontos que devem ser contemplados nas consultas: “(..)Você está dormindo? Está comendo? Como se sente sobre o seu diagnóstico? Os especialistas precisam incluir essas e outras perguntas como parte do exame”, reitera.

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s