saudeLOGO Created with Sketch.

Depressão pós-parto também afeta os homens

Apesar ser mais frequente nas mães, o sexo masculino também pode sofrer com esse problema

Quando se fala em depressão pós-parto, é quase impossível não pensar na imagem de uma mulher, triste e cansada, embalando um bebê. Sim, elas estão mais sujeitas ao distúrbio — por motivos que vão da flutuação hormonal à insegurança da maternidade. Mas isso não quer dizer que os homens estão a salvo.

Um estudo feito na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, investigou marmanjos que haviam tido um filho a partir da chamada Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo. Também usada para o sexo feminino, ela ajuda a determinar a saúde mental no período seguinte ao nascimento.

Dos mais de 3 500 pais analisados, cerca de 140 (4% do total) foram diagnosticados com o transtorno. O número parece baixo, mas, se elevado a uma escala global, representa uma parcela considerável da população. É um dado certamente preocupante — mas que ainda carece de confirmação por meio de outros levantamentos.

Leia também: Depressão afeta o organismo inteiro

No artigo mais recente, os especialistas concluem: “Dado que a depressão paterna pode ter efeito direto ou indireto nas crianças, é importante reconhecer e tratar os sintomas cedo. O primeiro passo para fazer isso é aumentar a consciência desse risco entre os pais”.

 Por que homens têm depressão pós-parto?

Alguns experimentos anteriores podem fornecer pistas para responder essa pergunta. Na Inglaterra, cientistas descobriram que o sexo masculino costuma expressar sentimentos de culpa por não poder ajudar a parceira durante o parto.

Já outra pesquisa, também realizada em solo inglês, mostrou que os homens que trabalham fora perdem muitas “primeiras vezes” dos filhos. Eles não veem o primeiro sorriso, a primeira engatinhada e assim vai. Isso tira o sentimento de recompensa e instala a tristeza.

Leia também: Depressão pós-parto é associada ao diabete gestacional

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s