saudeLOGO Created with Sketch.

Vacina contra a pneumonia para todas as idades

Órgão regulatório brasileiro estende uso para pessoas entre 18 e 49 anos, sobretudo diabéticos e hipertensos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar a indicação da vacina Prevenar 13, que previne a infecção pelos tipos mais comuns da bactéria pneumococo, causadora de males como a pneumonia. Agora quem tem entre 18 e 49 anos pode oficialmente tirar proveito do imunizante, antes recomendado apenas a crianças e adolescentes ou indivíduos acima de 50 anos.

Embora qualquer adulto possa tomar a picada, a fórmula é especialmente indicada a pessoas que sofrem de um problema de saúde crônico, caso do diabete, da hipertensão, da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Isso porque são particularmente vulneráveis às complicações impostas pelo micróbio.

Leia também: Ministério da Saúde estende vacina contra HPV para meninos

Estima-se que três em cada dez casos de pneumonia sejam atribuídos à bactéria pneumococo. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreram mais de 660 mil internações no país devido à enfermidade só no período de julho de 2015 a julho de 2016. No ano de 2014, o Ministério da Saúde calcula que a pneumonia tenha feito mais de 70 mil vítimas fatais.

Produzida pela farmacêutica Pfizer, a Prevenar 13 está disponível no país somente na rede particular.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s