saudeLOGO Created with Sketch.

Um método simples para detectar o Alzheimer

Novidade desenvolvida por cientistas brasileiros promete tornar o diagnóstico dessa demência mais rápido, preciso e acessível

Os desafios que envolvem o tratamento da doença de Alzheimer começam antes mesmo de ela dar as caras. Isso porque sua causa ainda é desconhecida e não há exames específicos para diferenciá-la de outras demências de maneira precoce.

Leia mais: 5 fatos sobre o Alzheimer que todo mundo precisa conhecer

A boa notícia é que pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, estão desenvolvendo um teste para mudar essa história. Eles recrutaram 24 idosos, parte deles saudáveis e o restante com Alzheimer ou transtorno neurocognitivo leve. Aí, avaliaram o sangue dessa turma de olho em uma proteína chamada ADAM10.

Leia mais: Um punhado de oleaginosas por dia evita de diabete a Alzheimer

Com base nos resultados, os especialistas notaram que só o grupo com déficits cognitivos apresentou taxas alteradas dessa molécula. Simples, rápido e de baixo custo – cerca de R$ 3 –, o método poderia substituir a tomografia e a ressonância magnética na hora do diagnóstico. No entanto, mesmo se tudo der certo, ele só deve chegar ao mercado nos próximos cinco ou dez anos. Até lá, outros exames serão feitos para comprovar o resultado da pesquisa e a eficiência do biomarcador. Dedos cruzados!

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s