saudeLOGO Created with Sketch.

Cirurgia de ponte de safena é segura ao coração de octogenários

Estudo brasileiro constata que a operação de revascularização miocárdica pode, sim, beneficiar indivíduos com idade avançada

Atividades como caminhar e subir escadas tornam-se um desafio quando as artérias do coração ficam entupidas. E, em boa parte dos casos, os médicos optam por uma cirurgia para acabar com o sufoco. Mas será que mais velhos não encaram mais riscos que benefícios diante dessa operação?

Como esse receio passa pela cabeça de especialistas e pacientes, o cirurgião cardiovascular Sérgio Almeida fez uma análise de 69 cirurgias do tipo realizadas em pessoas com mais de 80 anos no Hospital SOS Cardio, em Florianópolis.

Veja também

“Concluímos que a idade em si não é um fator de risco. O índice de sobrevida foi de 100%”, conta. “A seleção dos pacientes é supercriteriosa e o procedimento e o pós-operatório estão mais seguros graças aos avanços tecnológicos”, arremata Ibraim Pinto, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

(Infográfico: Mayla Tanferri e Erika Onodera/SAÚDE é Vital)

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s