saudeLOGO Created with Sketch.

Machismo também gera câncer

A desigualdade entre os sexos favorece o surgimento do tumor de cólo do útero

Em uma aula no 52º Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos — que SAÚDE está cobrindo —, o professor Groesbeck Parham, da Universidade do Norte da Carolina (EUA) e da Universidade da Zâmbia, debruçou-se sobre questões socioeconômicas e a relação delas com tumores. Em dado momento, ele apontou dois fatores de risco importantes (mas pouco mencionados) para o desenvolvimento de cânceres de cólo de útero ligados ao machismo: a violência ligada ao gênero e o casamento com crianças do sexo feminino.

Leia mais: VÍDEO: violência contra mulher é um problema de saúde pública

E o que isso tem a ver com a doença? “O sexo inseguro e a desigualdade entre homens e mulheres favorece a disseminação do vírus HPV e dificulta seu diagnóstico e tratamento”, explica Parham. Só pra ficar claro: esse agente infeccioso lesiona estruturas uterinas e, portanto, está intimamente atrelado a tumores na região.

Sim, o tema é triste — mas nem por isso deve ficar nas sombras. É necessário enfrentar o machismo para que as mulheres não se tornem vítimas tão frequentes do câncer. Além de, claro, buscar medidas protetoras, como a vacinação contra o HPV.

Leia mais: Mulheres vítimas de violência agora têm direito à cirurgia plástica pelo SUS

Uma questão de pobreza

O professor Parham destacou em sua palestra que 1/3 dos tumores de cólo de útero surge em países com baixo índice social. Lutar contra a desigualdade social, portanto, seria outra forma de enfrentar essa enfermidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s