saudeLOGO Created with Sketch.

Estatinas reduziriam mortalidade do câncer de mama

Essa classe de remédios, a mais usada para diminuir o colesterol, talvez seja útil contra esse tumor típico das mulheres

As estatinas são consideradas o tratamento padrão contra o colesterol. E, de acordo com uma pesquisa apresentada recentemente no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, esses fármacos têm mais a oferecer: eles cortam o risco de morte por câncer de mama em até 38%. Os resultados foram obtidos pela revisão de sete estudos anteriores que, ao total, somam mais de 197 mil participantes.

 

 

Outro dado chamou a atenção dos cientistas: essa melhora de 38% só pôde ser testemunhada em mulheres que usaram as estatinas lipofílicas – uma variação do medicamento – por menos de quatro anos. Tal porcentagem caiu para 16% nas que empregaram os remédios por mais tempo. Uma possível explicação para o fenômeno, segundo os experts, é a de que esse comprimido só previne os óbitos de tipos de câncer de mama bastante agressivos, que em geral matam mais cedo.

Já o efeito benéfico pode ser resultado de uma melhora nas defesas do corpo: “Acreditamos que as estatinas lipofílicas penetram na membrana celular com mais facilidade, e já foi confirmado que elas têm implicações positivas no sistema imunológico, o que ajuda a erradicar células cancerosas”, esclarece Binliang Liu, que fez parte da investigação.

As conclusões são promissoras, mas faltam muitas avaliações antes de essa arma anti-colesterol ser empregada no combate a tumores.

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s