saudeLOGO Created with Sketch.

A importância do exercício para quem venceu o câncer de mama

Exercícios trazem benefícios reais, que inclusive ajudam no tratamento a longo prazo, após a dura batalha contra os tumores de mama

Mesmo quando o câncer é tratado com sucesso, não dá para baixar a guarda. A terapia com hormônios no pós-tratamento é tão importante quanto o diagnóstico precoce, já que existe o risco de o tumor voltar a crescer e se desenvolver.

Portanto, é essencial lançar mão de remédios para prevenir essa possível reincidência. Em geral, os médicos aconselham um mínimo de cinco anos seguindo esse cuidado à risca antes de realmente se considerar curado da doença.

Nesse período, um dos maiores desafios para as mulheres é, sem dúvida, lidar com os efeitos colaterais dos medicamentos – perda de massa óssea e dores nas articulações são os problemas mais comuns. Não à toa, aproximadamente 40% delas interrompem o tratamento bem antes do tempo recomendado, o que é preocupante. Pensando nisso, Gwendolyn Thomas, professora de Ciência do Exercício na Universidade Syracuse, dos Estados Unidos, juntou-se a um time de especialistas na também americana Universidade Yale para testar a eficiência do esporte como terapia complementar nesses casos.

Eles todos incentivaram mulheres a praticar duas sessões de treinamento de força e 150 minutos de atividade aeróbica moderada (como caminhada) toda semana. Depois de um ano, os benefícios foram nítidos.

“Elas tinham mais massa magra e menos gordura corporal”, disse a pesquisadora, em comunicado à imprensa. Até então, as voluntárias não costumavam suar a camisa por mais de uma hora na semana, o que as expunha a males como obesidade (gatilho para os indesejáveis efeitos colaterais dos medicamentos), osteoporose e fraturas em geral. Para Gwendolyn, as mudanças sugerem que os exercícios deveriam ser prescritos em conjunto com a hormonioterapia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s