saudeLOGO Created with Sketch.

3 questões fundamentais sobre o melanoma

Esse tipo de câncer de pele é bastante agressivo e, até por isso, merece todo o cuidado. Veja alguns pontos importantíssimos para ficar de olho

O melanoma é um câncer de pele menos comum, mas, por outro lado, bem mais perigoso. Até por isso, vale a pena conhecer um pouco sobre ele para não ser pego desprevenido. Em primeiro lugar, é bom tomar medidas para se proteger do sol. Conversamos com o médico Luís Fernando Kopke, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), sobre esse assunto e, do bate-papo, pinçamos três colocações importantíssimas que toda a população precisa saber. Confira:

Como identificar:

“O comum mesmo é começar com uma pintinha diferente. Ela tende a ser assimétrica e ter bordas irregulares e cores variadas. Além disso, provavelmente apareceu ou se desenvolveu nos últimos tempos.”

A importância de consultas regulares:

“A pessoa muitas vezes só percebe um melanoma quando ele já está em fase avançada. Pedir para um dermatologista avaliar sua pele com frequência — às vezes usando uma técnica chamada de dermatoscopia — ajuda a diagnosticar o problema cedo. E isso aumenta demais as chances de cura.”

Veja também

 

Como lidar com ele:

“É difícil imaginar um tratamento sem cirurgia. Até porque, se o melanoma não se espalhar para outros órgãos, essa operação se resume à pele e é bem pouco traumática. Mas, hoje, dá pra integrar esse tratamento com remédios de última geração, que no mínimo ajudam a controlar a doença, principalmente quando ela está em fase avançada.”

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s