saudeLOGO Created with Sketch.

Escalada para escapar da depressão

Além de fortalecer os músculos, o esporte promove bem-estar. E nem precisa ir tão longe para praticar

Um achado apresentado na 29ª convenção anual da Association for Psychological Science dá um novo sentido à expressão “subindo pelas paredes”. De acordo com pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, escalar é uma ótima maneira de dar a volta por cima da depressão.

Durante o estudo, 100 adultos diagnosticados com a doença foram analisados por dois meses, período em que parte deles deveria se dedicar à escalada por um mínimo de três horas semanais. A maioria dos voluntários era iniciante e a modalidade escolhida atende pelo nome de boulder, em que se opta por rochas menores, dispensando equipamentos de segurança. Esse exercício, aliás, pode ser praticado indoor.

Veja também

O progresso dos participantes foi avaliado por meio da Escala de depressão de Beck, um questionário amplamente usados pelos profissionais para medir a severidade da condição. E para a alegria dos envolvidos, a escalada resultou em uma melhora de 6,27 pontos segundo a avaliação. Para ter ideia, uma evolução dessa magnitude faria uma depressão moderada ficar leve. A título de comparação, o pessoal que não tirou os pés do chão obteve uma melhora de apenas 1,4 ponto.

Na opinião dos experts, como o boulder exige muita concentração, sobra pouco ou nenhum espaço na mente para pensamentos ruins. Isso sem mencionar a interação social e a sensação de superação a cada conquista.

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s