Realização:
|
Dieta

Alfarroba ajuda a perder peso

Conhecida como substituta do chocolate, a leguminosa dribla a fome e dá prazer

Alfarroba ajuda a perder peso


por Thaís Manarini | foto Alex Silva | produção Andrea Silva | produção culinária Silva Marques

Será que alimentos capazes de liberar serotonina, o hormônio do bem-estar, poderiam frear a fome e favorecer o coração? Com a dúvida em mente, pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, deram chocolate ao leite, chocolate com 50% de cacau, extrato da planta Griffonia simplicifolia, ou alfarroba - leguminosa com gosto semelhante ao do cacau -, a quatro grupos de cobaias. Em um mês, notou-se que quem comeu alfarroba tinha o apetite mais controlado e as menores taxas de triglicerídeos. "Isso significa que ela auxilia na perda de peso e na saúde cardiovascular", avalia Sandra Soares Melo, nutricionista que conduziu a pesquisa. Apesar de ter mais fibras e menos gorduras que o chocolate, não se pode exagerar: o ideal é consumir só cerca de 20 gramas por dia.

Modo de preparo

1. Junte 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo integral, 3 colheres (sopa) de alfarroba em pó e 1 pitada de sal.

2. Em outra vasilha, misture 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de leite de soja ou leite semidesnatado, 1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha e 3 colheres (sopa) de óleo de girassol, soja ou milho. Incorpore os ingredientes secos aos líquidos e bata por 2 minutos.

3. Depois, coloque 1/2 xícara (chá) de água quente e 1 colher (chá) de fermento. Asse a massa em forno médio (180 °C) por cerca de 40 minutos. Se desejar, cubra o bolo com alfarroba em pó.

 

A alfarroba é encontrada em pó, tablete ou como cobertura de frutas secas


Parceria:
     


Apoio:

Rede MdeMulher
Publicidade