nutrição

Como deixar o macarrão mais nutritivo

A farinha de banana verde elimina a gordura da macarronada e aumenta o teor de fibras por Thaís Manarini | foto Alex Silva

Pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) encontraram uma solução para a macarronada de domingo não pesar na consciência. É que eles desenvolveram uma massa que mistura as farinhas de trigo e banana verde - esta feita com a polpa e a casca da fruta. Assim, o alimento ganhou fibras e perdeu gorduras. "Porém, o mais importante é o alto teor de amido resistente da banana", informa a nutricionista Lilia Zago, coordenadora do estágio em ciência de alimentos da Uerj. "Isso porque esse tipo de carboidrato é digerido pelas bactérias benfeitoras do nosso intestino, e, como resultado, são produzidas substâncias que auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade." O melhor é que a massa do experimento pode ser feita em casa, com a farinha de banana encontrada em lojas de produtos naturais. A única diferença é que essa variedade não leva a casca. Mas pode apostar sem medo: é um bom negócio.

Receita da massa

Misture 125 g de farinha de trigo a 125 g de farinha de banana verde. Abra um espaço no meio da massa. Lá, coloque 3 ovos, 1 colher de café de sal e 1 colher de café de azeite. Com um garfo, vá incorporando os ingredientes. Quando o garfo não for mais útil para misturá-los, use as mãos. Pare quando a massa ficar completamente lisa, suave e amarelada. Deixe-a descansar por meia hora. Depois, abra-a com uma máquina ou um rolo.

 

produção Andrea Silva | produção culinária Silvia Marques



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