bichos

Gatos também precisam abusar da água para evitar cálculos urinários

Pesquisa reforça a importância da hidratação para afastar a doença nos bichanos por Regina Célia Pereira

Se você convive com um felino, certamente já sabe que essa turma tem um risco maior de sofrer com problemas renais. "Os gatos são mais propensos a desenvolver cálculos nas vias urinárias, e um dos motivos é a baixa ingestão de líquidos", diz o veterinário Archivaldo Reche Júnior, da Universidade de São Paulo e da Clínica Vetmasters, na capital paulista. Um novo estudo, publicado no periódico British Journal of Nutrition, enfatiza quanto é importante oferecer água e uma dieta mais úmida a esses animais. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores serviram rações especiais a seis bichanos durante três semanas e notaram que, quanto maior o teor de umidade do alimento, mais fluida a urina, o que diminui o risco para a formação das dolorosas pedras.

 

- Estimule seu amigo a tomar muita água e observe suas preferências. Alguns animais gostam de beber direto da torneira ou até de pequenas fontes. Há ainda os que elegem grandes vasilhas.

 

- Além da ração seca, inclua as versões úmidas, que são encontradas em latas ou sachês. Outra vez, vale atentar para a aceitação do animal.



dieta dos pontos


sinta seu coração


receitas saudáveis





Rede MdeMulher
Publicidade