MEDICINA Mais de medicina >>

Escova progressiva

Tira-dúvidas

Encontre respostas para todas as suas dúvidas sobre esse procedimento estético

por Adriana Toledo

1- Pode realizar escova progressiva todo mês?
Não pode. A escova progressiva altera a estrutura capilar e foi idealizada para ser aplicada com intervalos de, no mínimo, três meses. Isso porque se vale de substâncias químicas que, em excesso, danificam os fios. Aí o tiro sai pela culatra.

2- Pode lavar os cabelos logo após o tratamento?
Não pode. A água retira parte do produto, reduzindo o efeito de alisamento. É recomendável esperar dois ou três dias para lavar os cabelos.

3- Pode prender os cabelos logo após o procedimento?
Não pode. O alisamento é resultado de uma reestruturação da queratina—a proteína que constitui os cabelos. Elásticos e grampos podem atrapalhar a reorganização dessas proteínas, deixando marcas nos pontos em que apertaram os fios. Portanto, se não quiser deixar a cabeleira solta, use no máximo prendedores leves.

4 – Pode usar chapinha e secador depois de fazer a escova?
Não pode. O objetivo da escova progressiva é justamente dispensar esses aparelhos. Sem contar que a exposição ao produto químico deixará os fios frágeis. Por isso, evite usar chapinhas e secadores, pelos menos nos primeiros dias após o tratamento.

5- Pode aplicar tintura após o procedimento?
Não pode. O ideal é esperar ao menos um mês para pensar em colorantes. É claro que seu cabeleleiro, em tese, conhece bem o comportamento dos seus fios e pode antecipar um pouco esse segundo procedimento, se achar que eles conseguirão suportá-lo. Se já está acostumado a tratar dos seus cabelos, vale confiar na opinião.

6- Pode usar xampu comum?
Pode. Os xampus mais indicados seriam condicionantes, hidratantes e sem sal. Isso porque eles tendem a ser mais neutros, o que evita a sobrecarga de substâncias nos fios.

7- Pode utilizar cremes, máscaras ou silicone?
Pode. Aliás, não só pode como deve! Isso tornará os cabelos mais brilhantes e fáceis de pentear, além de contribuir para preservá-los.

8- Pode tomar sol depois de fazer a escova progressiva?
Pode, mas com algumas restrições. Pela manhã e no final da tarde, a agressão dos raios ultravioleta é menor. Ou seja, são os horários ideais para quem fez uma escova progressiva. De qualquer forma, nunca deixe de usar um creme leave-in com filtro solar no dia-a-dia, ainda mais no verão.

9- Pode usar produtos que contenham formol para fazer a escova progressiva?
Não pode. Além de ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o formol provoca danos respiratórios ao consumidor e aos profissionais que trabalham com ele.

10- Qualquer pessoa pode fazer a escova progressiva?
Não pode. Antes de alguém se submeter ao tratamento, é preciso levar em conta o estado geral dos cabelos, os procedimentos químicos realizados anteriormente e a sensibilidade individual. Não há restrições em relação à idade ou etnia, mas as gestantes e os asmáticos, ou com qualquer outra alergia aos componentes da fórmula, devem evitar a escova progressiva.

Fontes:
Alberto Keidi, farmacêutico e vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia e diretor da Protocolo Consultoria em Personal e Health Care; Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo; e Flávia Addor, dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional São Paulo.

 
 
Rede MdeMulher
Publicidade
logo abril Copyright © Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved