bichos

Gatos e bolas de pêlo

XÔ, BOLA DE PÊLO
Gatos podem vomitar bolas de pêlo, mas isso é normal. Saiba o motivo.
por Adriana Toledo | design Giovanni Tinti

Quem tem gato em casa sabe que o bichano zela rigorosamente pela higiene, usando a própria língua para dar aquele trato na pelagem. Só que é quase inevitável acaba engolindo um pêlo ou outro até que... Pronto, às vezes vomita um verdadeiro novelo peludo e quase mata de susto os desavisados. "Isso é comum, especialmente em raças de pêlos longos, como angorá e persa", tranqüiliza a veterinária Giuliana Tessari, da clínica Pet Center Marginal, em São Paulo.

A questão é descobrir se o vômito foi mesmo para eliminar os pêlos engolidos ou se indica outros problemas. Segundo a médica Claudia Albuquerque, do Hospital Veterinário Rebouças, em São Paulo, o dono deve ficar atento a sinais como falta de apetite, dificuldade para defecar e mudanças bruscas de comportamento. "E é claro que a gente deve olhar se o gato vomitou só pêlos ou se botou para fora a comida ou outros corpos estranhos", completa Camila Manoel, especialista do Hospital Veterinário Sena Madureira, também na capital paulista. Aí, sim, é caso de levar o animal para uma boa consulta. Ela também é necessária se ele começar a vomitar com muita freqüência diariamente, por exemplo. Não há lambida na pelagem que justifique isso.

Se você não observa nada de errado e se isso só acontece de vez em quando, relaxe. Aliás, é muito melhor quando o bichano elimina pêlos pela boca do que quando eles se acumulam no aparelho digestivo, endurecendo as fezes, provocando prisão de ventre e, em casos extremos, uma obstrução intestinal que precisa ser tratada cirurgicamente. Também não é caso de ficar com os cabelos em pé se, depois de ler este parágrafo, perceber que seu gatinho não tem esse hábito. "Se ele não costuma vomitar pêlos, então converse com o veterinário, que poderá indicar produtos para que elimine-os pelas fezes sem sofrer nenhum transtorno", recomenda Camila Manoel (leia o complemento). Você pode ainda dar uma forcinha ao seu bichano para evitar problemas. Se ele é bem peludo, faça uma escovação diária.

 

 

 

 



dieta dos pontos


sinta seu coração


receitas saudáveis





Rede MdeMulher
Publicidade