família

Entenda a dentição da criança

Olha a janelinha!
Não importa se foi em razão de um tombo ou se os próprios pais trataram de remover o dente por causa do balança-mas-não-cai. A perda prematura do dente de leite pode prejudicar a arcada definitiva
por Thais Szegö | design Thiago Lyra | ilustração Gabriel Silveira

Durante a brincadeira a criança sofre uma queda, bate a boca e... lá se vai o dente. Tudo bem, era de leite, costumam dar de ombros pai e mãe, despreocupados, como se a primeira dentição não tivesse assim tanta importância. Errado. Os dentes de leite funcionam como um guia para os permanentes. Se eles caírem antes da hora, os vizinhos podem ocupar o lugar dos que ainda vão nascer e isso muda toda a confi guração do sorriso, avisa o dentista Oskar Razuk, professor da Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo de São Paulo, a Fapesp. O resultado final fica, digamos, um tanto torto. O problema, então, não será meramente estético.

Dente que cai antes do tempo exige visita imediata ao odontopediatra. Provavelmente ele vai sugerir um aparelho para conservar o espaço destinado ao permanente, explica Razuk. Isso se houve mesmo uma perda. É que não raro o dente não caiu, mas penetrou na gengiva e ficou ali bem escondido, sem ninguém desconfiar, explica o dentista Marcelo Sarra Falsi, de São Paulo. E a queixa de dor, se houver, acaba sendo atribuída ao traumatismo.

O outro lado dessa história é que, às vezes, o dente de leite demora demais para se desgrudar da gengiva e isso também atrapalha a erupção do permanente. O resultado é uma arcada dentária desalinhada, que fica com um encaixe imperfeito. Se o dente já está mole há uns dois meses ou há apenas alguns dias, mas a criança está reclamando de dor ou de incômodo ao mastigar, procure um especialista porque só ele pode removê-lo com segurança, indica o odontopediatra Paulo Nelson Filho, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, no interior paulista.



dieta dos pontos


sinta seu coração


receitas saudáveis





Rede MdeMulher
Publicidade