A substituição do leite materno por refeições inadequadas está por trás de casos de anemia entre bebês, segundo estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. A nutricionista Fabíola Nejar, autora do trabalho, avaliou 513 crianças de até 1 ano de idade e notou que 49% delas estavam anêmicas.
"O aleitamento é a forma mais eficaz de garantir a quantidade necessária de ferro nos primeiros meses de vida", afirma. Isso porque o mineral proveniente do leite da mãe é mais bem aproveitado pelo organismo do filho. Durante a pesquisa Fabíola espantou-se com casos de pequenos de apenas 4 meses que já consumiam diversos alimentos vindos do cardápio da família. Um grande erro.