MEDICINA Mais de medicina >>

Hábitos que fortalecem o sistema imunológico

por Anderson Moço | design Letícia Raposo | fotos Eduardo Svézia

1. FAÇA GINÁSTICA
“Estudos apontam que a atividade física moderada é responsável pela liberação de alguns hormônios capazes de estimular a imunidade”, conta o especialista Evandro Duprado, da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. O ideal é se exercitar quatro vezes por semana, por no mínimo 30 minutos.

2. COMA OSTRA E MARISCO
Os frutos do mar estão lotados de um mineral que só faz bem, o zinco. Ele restaura o sistema imunológico e estimula o funcionamento do timo, órgão que, como você viu, desempenha papel importante em nossas defesas. “A deficiência desse nutriente está associada a dermatites, diarréia, infecções e dificuldade de cicatrização”, revela Patrícia Nunes, daUniversidade Estadual do Ceará.

3. TOME MAIS IOGURTE E LEITE FERMENTADO
Eles são ricos em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon, substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores. “Também favorecem a absorção de nutrientes dos outros alimentos e isso, indiretamente, ajuda”, explica a nutricionista Joana do Amaral, especialista em imunologia na capital mineira.

4. DEDIQUE MAIS TEMPO A VOCÊ
Para aliviar as tensões faça o que você realmente gosta — ler, passear... “O estresse libera grandes quantidades de cortisol e adrenalina, hormônios que provocam um enfraquecimento brutal do sistema imunológico”, comenta Ricardo Monezzi, professor da disciplina Bases Fisiológicas do Comportamento, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

 

 
 
Rede MdeMulher
Publicidade
logo abril Copyright © Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved