Dieta dos pontos Leia, use, aprenda a comer de tudo e emagreça de vez (com muito prazer!)
Antes, na culinária, os casamentos de ingredientes eram arranjados única e exclusivamente em nome do sabor. O romeu e julieta, que até Shakespeare abençoaria, uniu o doce acentuado da goiabada com o toque salgado do queijo — e nós, apreciadores, somos felizes para sempre por isso. Hoje, porém, vários contratos são selados na cozinha e nas gôndolas dos supermercados levando em conta outros interesses: a união deve fazer a força contra doenças, um parceiro potencializando os benefícios do companheiro.
Na Universidade de Maastricht, na Holanda, juntaram-se betaglucana com fitosteróis. "Ambas as substâncias abaixam os níveis de colesterol", conta o professor Ronald Mensink, responsável pelo trabalho. Unidos, porém, os dois compostos têm tudo para ficar mais poderosos — esse é o pressuposto, ao menos. Os holandeses desenvolveram um müsli enriquecido com a dupla. Durante quatro semanas o cereal foi ingerido por 40 voluntários. Resultado: nesse período houve redução de 10% da gordura acusada de entupir artérias e levar ao infarto, o LDL.
Essa aliança serve de inspiração para encontros na mesa do café da manhã da sua casa. "A betaglucana, que é uma fibra solúvel, aparece na aveia e os fitosteróis estão em margarinas especiais", revela a nutricionista Rosana Perim, gerente de Nutrição do Hospital do Coração, na capital paulista. O peito, portanto, agradecerá mais ainda se você incluir não só um, mas os dois ingredientes no desjejum.
Já o almoço ou o jantar são apropriados para velhos parceiros — caso do arroz com feijão, que, como os protagonistas de uma verdadeira história de amor, se completam. Casais mais moderninhos, como o tomate e os brócolis, combatem o tumor de próstata. Mas a cenoura e a ervilha também formam um par harmonioso, aliado contra a anemia.

MAIS VISITADOS
MAIS BUSCADAS
Tatuagem Linhaça Calopsita Diabete Ginkgo biloba Fibromialgia Menopausa Metformina Vacinas Infográficos | Testes | HotsitesHome Nesta edição Matérias e extras do mês Edições anteriores Sumários Emagreça com Saúde! Newsletter Quero assinar
Dieta dos pontos Calculadora Tabela de pontos Nutrição Matérias 7 diferenças Bom-apetite Receitas Família Matérias Ai mamãe
Medicina Matérias Maturidade Alternativa Bem-estar Matérias Segredos de Spa Corpo Matérias Qual engorda menos Colunas
Bichos Matérias Boa pergunta Especiais Diabete Pare de fumar AVC Nutrição infantil Tireóide Doenças celiaca Verão Colesterol
Assinaturas Animações Dúvidas freqüentes Fale conosco Expediente Testes Loja