NUTRIÇÃO Mais de nutrição >>

A comida típica do sudeste

por Regina Célia Pereira| design Thiago Lyra | fotos Dercílio

Frango com quiabo 
Na receita "vale usar as partes mais magras da ave, como o peito, e dispensar a pele, que concentra doses altas de colesterol", ensina Raquel Botelho. O truque para que a carne fique bem macia é mariná-la com suco de laranja ou limão. A nutricionista Késia Quintaes, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, destaca a presença do quiabo. "Ele contém fibras benéficas que combatem o intestino preso e contribuem para a saúde do coração", diz ela. Ah, só mais uma coisa: aqui vale a pena romper com a tradição, ou seja, nada de usar banha na receita, como muitas vovós mineiras ensinam. Prefira óleos vegetais, como o de canola.

Feijoada com couve 
Para quem pretende se esbaldar com uma feijoada, a couve faz toda a diferença. Ela contém vitamina C e ajuda o organismo a absorver o ferro vindo do feijão. 

Frituras
Petiscos como o torresmo e o pastel são unanimidade. Nem é preciso dizer que são um poço de gordura. Moderação, por favor. E atenção no óleo da fritura. Se estiver escuro, é sinal de que já foi utilizado mais de uma vez. Fuja!

 
 
Rede MdeMulher
Publicidade
logo abril Copyright © Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved