nutrição

A comida do brasileiro

Nutrição à brasileira
Saiba mais sobre a variada culinária típicamente brasileira e conheça suas propriedades nutricionais.
por Regina Célia Pereira| design Thiago Lyra | fotos Dercílio

Pegue um punhado de ingredientes da culinária portuguesa. Junte pitadas de tempero africano. Acrescente pequenas porções de vegetais da cozinha indígena. O menu brasileiro é assim, tem gosto de miscigenação. O problema é que, nos últimos tempos, absorveu a cultura da gordura. "Nossas receitas estão cada vez mais calóricas e engorduradas", afirma a nutricionista Raquel Botelho, da Universidade de Brasília.

Raquel acaba de defender tese de doutorado sobre pratos típicos do nosso país e pretende continuar metendo sua colher de pau no assunto. Ela já deparou com peixadas que continham mais calorias do que uma feijoada. "Alguns chefs abusam de creme de leite e de amido de milho para engrossar caldos", nota. Seu objetivo é lançar uma cartilha com receitas que resgatem as raízes — mais leves — da cozinha brasileira.

Salvar a nossa tradição gastronômica também é a proposta da Dieta do Atlântico Sul. Trata-se de um projeto criado pela nutricionista Maria Alice Altenburg de Assis, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "A idéia é incentivar o consumo de alimentos nacionais", revela a nutricionista Heide Gauche, outra entusiasta da iniciativa.

No menu do Atlântico Sul, peixes e frutos do mar são presença constante. Doces elaborados com pitanga e jabuticaba também. E há ainda espaço para a mandioca, uma das maiores heranças dos índios, que compõe desde o nortista tacacá até a famosa tapioca, adorada pelos nordestinos. Saboreie, agora, a avaliação de especialistas sobre exemplos de pratos de cada região do país.



dieta dos pontos


sinta seu coração


receitas saudáveis





Rede MdeMulher
Publicidade