MEDICINA Mais de medicina >>
No caso do tumor de mama, um outro estudo, realizado na Inglaterra pelo Imperial College de Londres, mostra que essa vitamina pode até mesmo interromper sua progressão na fase inicial. Os cientistas ingleses chegaram a essa conclusão após observarem que as mulheres que consumiam boa quantidade de vitamina D em geral apresentavam tumores menores. "Pesquisas laboratoriais anteriores revelaram que ela interrompe a divisão das células cancerosas e ainda as encoraja a cometer suicídio, um fenômeno conhecido como apoptose", explica o ginecologista Eduardo Carneiro Lyra, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Já uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revela que o nutriente também ajuda a bloquear o crescimento do tumor de próstata, além de reverter algumas de suas características malignas. Isso significa barrar os tipos mais agressivos da doença.
E a dieta? Podemos contar com muitos alimentos ricos em vitamina D? Infelizmente não — frisam em uníssono os nutricionistas. Pouquíssimos apresentam o nutriente e assim mesmo em quantidades insuficientes para proporcionar os benefícios já descritos. É o caso da gema de ovo, do fígado, da manteiga e alguns tipos de peixe, como a cavala e o arenque. Então, não conte com eles para essa finalidade. A melhor fonte é, sem dúvida, o sol. O problema é que o período que favorece a maior produção dessa substância, das 10 às 15 horas, é justamente aquele com maior concentração dos raios UVB, que podem lesionar as células da pele. Por isso, antes de se expor, passe um protetor solar e reaplique a cada duas horas, no máximo. "Esse tipo de produto não barra de forma significativa a produção da vitamina D, como se pensava até há pouco tempo", afirma o dermatologista Marcus Maia, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, autor de uma pesquisa que acaba de sair do forno. Ela comprova que os filtros não impedem a ação positiva do sol. Para chegar a essa conclusão, o especialista mediu os níveis da vitamina D em 50 pacientes que usavam protetor e se expunham à luz solar regularmente. Resultado: nenhum deles apresentou déficit do nutriente.
FÁBRICA DE VITAMINA D
O organismo precisa da luz do Sol para produzir esse nutriente
1. A camada externa da pele, a epiderme, é rica em um derivado do colesterol conhecido como 7-desidrocolesterol. Em contato com os raios UVB, essa substância se transforma em uma outra molécula, a pré-D3.
2. O calor do corpo provoca mais uma metamorfose química nessa molécula e faz surgir a vitamina D3, a forma ativa do nutriente. Esta, por sua vez, se une a uma proteína que vai transportá-la para a corrente sangüínea.
NA DOSE CERTA
"Se a sua pele é clara, bastam 15 minutos de sol diários para que a vitamina D seja fabricada pelo organismo", garante o dermatologista Luiz Carlos Cucé, da Universidade de São Paulo. Pessoas da raça negra têm mais dificuldade para sintetizar o nutriente. Culpa da melanina, substância que dá coloração ao tecido e bloqueia a ação dos raios UV — que, no caso, é mais que bem-vinda. Isso não quer dizer que, em princípio, quanto mais escura a pele maior deva ser o tempo de exposição. Até que se prove o contrário, valem os mesmíssimos 15 minutos. "Para essas pessoas, o médico deveria pedir um exame de sangue para verificar as taxas do nutriente no organismo", recomenda a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, professora da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Se necessário, o especialista pode prescrever um suplemento, que, diga-se, tem custo bem razoável.
OSSOS FORTES
A função mais conhecida da vitamina D é absorver cálcio e fósforo no intestino
(veja o infográfico abaixo). É por isso que a maioria dos tratamentos contra a osteoporose inclui boas doses do nutriente. "Um pouco de sol e alimentação balanceada garantem ossos fortes por toda a vida", garante a endocrinologista Marise Lazaretti Castro. E parece
que esses efeitos benéficos começam ainda na vida intra-uterina. Um estudo feito pelo Princess Anne Hospital, que fica na cidade de Southampton, no sul da Inglaterra, aponta que a vitamina D na gestante melhora a saúde óssea do rebento. Crianças de 9 anos de idade cujas mães tomaram suplementos na gestação têm ossos significativamente maiores e concetram mais massa óssea do que os filhos das mulheres que passaram a gravidez longe do sol. "Em países do hemisfério norte, onde a luminosidade é menor, a suplementação é indispensável", opina Marise. "Por aqui, apenas idosos, negros, pardos e pessoas que realmente não podem ficar sob o sol necessitam desse reforço", ressalta a especialista. Além de causar a osteoporose, a falta desse nutriente provoca problemas nas articulações. Especialistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, apontaram uma relação entre artrite reumatóide e baixos níveis de vitamina D no organismo.
Boas doses dela, aliadas a uma dieta rica em cálcio, ainda dão um chega-pralá nos sintomas da tensão pré-menstrual, afirma um trabalho feito na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que essas duas substâncias influem nos níveis de estrogênio, o hormônio feminino. Outro bom motivo para as pessoas ficarem atentas nos níveis de vitamina D — anunciam os médicos da conceituadíssima Universidade Harvard, também nos Estados Unidos — é que um bom aporte do nutriente reduz em 40% o risco e esclerose múltipla, doença neurológica crônica que vem crescendo ao redor o mundo e é responsável por causar problemas na visão e na fala, tremor nas mãos, paralisia parcial do corpo ou perda de coordenação dos movimentos.
A descoberta de tantas vantagens para a saúde tem levado empresas farmacêuticas e até mesmo laboratórios universitários de vários países a buscar medicamentos com variações químicas da vitamina D. Um dos primeiros a apresentar resultados satisfatórios foi o Laboratório de Oncologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os pesquisadores criaram uma molécula semelhante à vitamina D capaz de provocar a morte de células tumorais. O próximo passo é analisar a reação do remédio em seres humanos. O.k., quando a droga chegar, teremos mais uma arma contra o câncer. Nem por isso, no entanto, vamos abrir mão de desfrutar do prazer que é sentir na pele o calor que vem do Sol. De agora em diante, quando ele bater no seu rosto, pense: isso
faz bem para a saúde.
A CAPTURA DO CÁLCIO
Para ajudar o corpo a absorver o mineral que vem dos alimentos, a vitamina D sofre outras transformações
A VITAMINA D
• Atua contra a osteoporose
• Acaba com a TPM
• Fortalece o cérebro
• Ajuda a manter os dentes sadios
• Protege o organismo de alguns tipos de câncer
• Pode barrar a artrite reumatóide
• Há indícios de que reduza crises de asma
0279_medicina_sol02.swf|380|478
0279_medicina_sol04.swf|380|478
Home Nesta edição Matérias e extras do mês Edições anteriores Sumários Emagreça com Saúde! Newsletter Quero assinar
Dieta dos pontos Calculadora Tabela de pontos Nutrição Matérias 7 diferenças Bom-apetite Receitas Família Matérias Ai mamãe
Medicina Matérias Maturidade Alternativa Bem-estar Matérias Segredos de Spa Corpo Matérias Qual engorda menos Colunas Emagreça com saúde
Bichos Matérias Boa pergunta Especiais Diabete Pare de fumar AVC Nutrição infantil Tireóide Doenças celiaca Verão Colesterol
Assinaturas Animações Dúvidas freqüentes Termos de uso Política de Privacidade Fale conosco Expediente Testes Loja