saudeLOGO Created with Sketch.

Em 2017, não passe dos 99

Você sabe como estão seus níveis de açúcar no sangue? Pois é melhor descobrir e não deixar que eles ultrapassem os 99 mg/dl

Todo início de ano traz consigo inúmeras promessas. Parar de fumar, emagrecer, ler mais, viajar mais, curtir mais a família…

Quase nunca vemos por aí pessoas dizendo que vão fazer… checkup. Afinal, por que se submeter a exames se a gente não está sentindo nada? Ora, o grande legado da medicina moderna é poder surpreender uma doença antes que ela nos surpreenda. E é nesse sentido que temos de entender o que são e para que servem os exames de rotina.

Pergunto ao leitor: o que a hipertensão, o diabete e o colesterol alto têm em comum? Falamos de três problemas de saúde silenciosos, que praticamente não provocam sintomas e são altamente letais. Pior: quase sempre essas condições aparecem juntas na mesma pessoa.

Leia também: O diabete vai quebrar o Brasil

Em se tratando de diabete, é bom termos em mente o limite de segurança na dosagem do açúcar no sangue. A recomendação é não ultrapassar os 99 mg/dl (miligramas por decilitro de sangue). Uma pessoa é considerada livre da doença se o resultado do exame ficar abaixo desse valor respeitando um jejum de oito horas.

Há outra forma de diagnosticar o diabete, o teste oral de tolerância à glicose. Nesse exame, o indivíduo ingere 75 gramas de uma solução açucarada e tem a glicose medida duas horas depois. O resultado é considerado normal quando o valor do teste é inferior a 140 mg/dl.

Não acabou. Há uma terceira via para batermos o martelo em relação à presença ou não do diabete. Trata-se do exame de hemoglobina glicada. Esse método permite sabermos a média de glicose no sangue nos últimos três meses. Consideramos o indivíduo saudável quando deparamos com valores inferiores a 5,7%.

Que todos tenhamos um 2017 repleto de amor, paz, felicidade e, principalmente, saúde. E que façamos o dever de casa, isto é, realizemos os exames de rotina — e que todos eles venham com resultados normais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s