saudeLOGO Created with Sketch.

Virada Científica ensina o papel do DNA por meio de uma investigação criminal

Público teve a oportunidade de usar instrumentos científicos para analisar as evidências de um crime de mentirinha — e, assim, aprender pra que serve o tal do código genético

Um casal foi encontrado assassinado dentro de um quarto de hotel nos Estados Unidos. No local, os detetives detectaram amostras de DNA do possível autor do crime. Após o trabalho de campo, os oficiais coletaram o material genético dos cinco principais suspeitos. Daí, para chegar a uma conclusão, basta levar tudo para o laboratório forense e descobrir quem é o verdadeiro culpado. Calma, você não acessou o site errado: a história acima serviu de base para a oficina CSI do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), uma das 150 atrações que agitaram a Virada Científica 2015, promovida pela Universidade de São Paulo (USP). O nome da atividade foi baseado num famoso seriado americano.

A segunda edição do evento, no último final de semana, foi marcada por apresentações, cursos, exposições, feiras, oficinas e visitas guiadas pelos diversos prédios da USP espalhados pelo estado de São Paulo. No caso do CSI, o objetivo da atividade, comandada pela bioquímica Maristela Martins de Camargo e seus alunos do Laboratório de Imunorregulação Molecular, era ensinar ao público o que é o DNA e qual o seu papel no nosso organismo. 

Os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e manipular pipetas e reagentes químicos para tentar descobrir o responsável pelo crime fictício. Entre um processo e outro, os cientistas aproveitavam para explicar mais a fundo a ciência por trás daquele exercício. No final, com o uso da tecnologia, foi possível chegar a um veredito sobre o culpado pela morte do casal. 

O ICB ainda promoveu exposições e palestras sobre os mecanismos da obesidade, o ciclo de vida do Aedes aegypti, a importância de lavar as mãos e o funcionamento do cérebro.

Mas, afinal, o que é o tal do genoma? Entenda abaixo como o DNA coordena nosso corpo: 

A biblioteca

O genoma — o conjunto dos cromossomos — está no núcleo de todas as células do organismo.

Os capítulos

Em cada um dos 23 pares de cromossomos se encontra, emaranhado em novelos, o DNA.

As frases

Os genes, por sua vez, são pedaços do DNA. Eles é que guardam informações específicas sobre você.

As letras

Um gene é feito de cadeias de adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). A ordem dessas bases nitrogenadas define a função dele.

O recado

Essa função do gene é transmitida pelo RNA mensageiro, molécula que transcreve trechos do DNA e comanda a atividade de cada célula.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s