saudeLOGO Created with Sketch.

O perigo dos ataques cardíacos silenciosos

Fique atento: nem todo infarto apresenta sintomas

Quando uma pessoa sofre um infarto, tem sintomas como dor no peito, falta de ar e náuseas, certo? Errado. Cerca de metade dos infartos não dá sinais – e nem por isso são menos perigosos. Especialistas da clínica médica Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos, analisaram os dados de 9 489 pessoas de meia idade. Durante nove anos, 386 indivíduos reportaram um ataque cardíaco precedido de sintomas clássicos, enquanto 317 tiveram o mesmo problema, mas de maneira silenciosa. Os cientistas descobriram que essa turma que não sentiu nada ao infartar – nem uma dorzinha – apresentava um risco três vezes maior de morrer por doenças cardíacas ao longo da vida. Sem falar que essas pessoas se mostraram 34% mais propensas a falecer por qualquer motivo. 

Leia também Insuficiência cardíaca: quando a máquina quer pifar

Segundo um dos autores do trabalho, quando os pacientes não sabem que estão passando por um ataque cardíaco, podem não receber os cuidados necessários para prevenir outro episódio. Para protegê-los de novas complicações, dizem os pesquisadores, os médicos deveriam estimulá-los a parar de fumar, perder peso, controlar o colesterol e a pressão, além de investir nos exercícios.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s