saudeLOGO Created with Sketch.

Conheça a TPM movida à ansiedade

A TPM do tipo A, ou também TPM da ansiedade, deixa a mulher com reações explosivas. Saiba como amenizá-la!

A ioga é uma ótima pedida para acalmar os nervos
Foto: Dreamstime

A TPM do tipo A, ou também TPM da ansiedade, deixa a mulher tensa até o último fio de cabelo. Se você tem chiliques e reações explosivas, é bom ficar atenta. “A pessoa que sofre dessa TPM tem a sensação de que o mundo está contra ela”, resume o ginecologista Eliezer Berenstein.

Por isso, uma fechada no trânsito ou o atraso do marido podem desencadear surtos monumentais. Tudo culpa da baixa quantidade de estrogênio, que propicia a calma, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que aciona o estresse. “Se a mudança na alimentação e exercícios não ajudarem, o uso de medicamentos ansiolíticos alivia a ansiedade”, informa a ginecologista Celene Longo, professora da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Parceiros à mesa

Fibras: estão no pão integral, nas sementes e nas frutas. E ajudam o intestino a pegar no tranco, eliminando toxinas e substâncias nocivas que pioram a irritação.

Vitamina C: encontrada na laranja, na acerola e no limão, afasta o estresse emocional e a fadiga.

Vitamina B6: está associada à produção de serotonina, neurotransmissor por trás da sensação de bem-estar. Salmão, frango, soja, lentilha e atum são excelentes fontes.

Beta-sitosterol: presente no abacate, atenua a ação do cortisol, o hormônio do nervosismo.

Evite!

“Passe longe dos alimentos estimulantes, como café, chá preto e mate, além de refrigerantes cola. Eles costumam exacerbar a irritabilidade”, adverte a nutricionista clínica Edina Sakamoto, de Campinas, no interior paulista.

Na academia

Segundo Adriana Piacsek, diretora técnica da assessoria esportiva TPM (Treinamento para Mulheres), em São Paulo, a ioga é uma ótima pedida. “Como inclui alongamento e técnicas de
respiração, reduz a tensão muscular e o mau humor”, diz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s