saudeLOGO Created with Sketch.

Uma superfruta chamada laranja

De emagrecimento à proteção do coração, não faltam motivos para investir no consumo de laranja

Seu nome é derivado de uma palavra indiana, narayan, que significa perfume que vem de dentro. E, se no passado a laranja era ornamento em palácios, nos dias atuais seu suco enche milhões de copos logo cedo e torna mais nutritivo o café da manhã de muita gente.

Tanta popularidade fez com que se tornasse assunto de pesquisa. Um dos achados mais recentes relaciona a bebida com o controle do apetite.

Há indícios de que o mix de flavonoides vindos do fruto favoreça a elevação dos níveis de leptina, um hormônio que ajuda a inibir a fome.

Desse grupo de substâncias vale destacar as flavononas, que têm ação antioxidante e aparecem em estudos como protetoras das artérias, justamente por facilitar o fluxo sanguíneo.

As tais flavononas também têm sido associadas à diminuição do risco de alguns tipos de câncer. Tudo porque o ingrediente teria o poder de zelar pela integridade das células.

Veja também

Pra completar, há uma leva de pesquisas sugerindo que o sumo da laranja melhora o raciocínio.

Espremidos os benefícios, você entende que não faltam evidências de que a fruta merece fazer parte do seu cotidiano, seja em sua forma líquida — sem o acréscimo de açúcar ou outros adoçantes, fique claro —, seja inteirinha. Fica ao gosto do freguês.

Embora as qualidades da laranja protagonizem um sem-fim de estudos atualmente, já no século 19 o fruto se destacava por suas benesses.

Remonta a essa época sua atuação no combate ao escorbuto — doença que provoca inflamação e hemorragia nas gengivas e era muito comum entre os marinheiros daquela época.

Graças à sua excelente concentração de vitamina C, a fruta é uma espécie de antídoto contra o mal que dizimou milhares de europeus.

Desfrute até o bagaço

Não é de hoje que o nutriente também tem boa fama por colaborar com a imunidade.

Grande parte desse mérito vem de seu efeito antioxidante, que blinda as células e dá ao sistema imunológico a capacidade de conter os estragos dos radicais livres.

O ácido ascórbico — esse é o verdadeiro nome da vitamina — ainda trabalha em prol da absorção de nutrientes, entre os quais o ferro. Daí que chupar uma laranja de sobremesa pode dar aquele empurrão contra a anemia.

Aliás, devore cada gomo até o bagaço. Ali se escondem dois tipos de fibras, a solúvel e a insolúvel. E as vantagens são duplas, já que as primeiras auxiliam a controlar os níveis de glicose e colesterol e, portanto, resguardam as artérias, enquanto as insolúveis contribuem diretamente para liberar o trânsito intestinal, dando um chega pra lá na constipação.

Use a casca

A aromática casca da laranja é riquíssima em fibras. Pra completar, concentra algumas substâncias que atuam na redução do risco de tumores. Preparar compotas e outros doces com essa parte normalmente desprezada é uma saborosa maneira de evitar um desperdício nutricional.

Veja também
Time vitaminado

Tangerina
Mexerica, poncã, bergamota, murcote, enfim… Não importa o nome, todas elas são variedades de uma espécie que, em comum, tem uma casca que se desprende facilmente dos gomos. Pela praticidade, podem ser ótimas opções de lanche. São grandes fornecedoras de vitamina C e de fibras.

Lima-da-pérsia
Ela parece ser uma grande aliada contra inchaços. Também ajuda a combater a fadiga por fornecer cobre, um mineral famoso por esse efeito. Vai bem em sucos, mas a sugestão é beber assim que ele fica pronto, caso contrário o amargor dá as caras.

Grapefruit
Sua polpa avermelhada denuncia a presença de carotenoides, poderosos antioxidantes. Contém, ainda, alguns flavonoides que podem interferir na ação de medicamentos, entre os quais remédios para o colesterol. Na dúvida, é melhor falar com o médico e consultar a bula com atenção.

Kinkan
Essa laranjinha costuma ser devorada com casca, e assim o consumo
de compostos benéficos, especialmente flavonoides, é maior. Por ser azeda, há quem prefira usá-la exclusivamente em receitas.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s