saudeLOGO Created with Sketch.

O uso excessivo de antibióticos pode causar doença celíaca?

Esses medicamentos são capazes de alterar a composição da flora intestinal. Descubra o que isso tem a ver com o problema

 

Pergunta feita por Josiany Almeida (Ceará) 

A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico à ingestão de glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e no malte. E há várias fatores que agem em conjunto para que a doença se manifeste: genética, deficiências nutricionais, pouco tempo de aleitamento materno, estresse, alterações na microbiota intestinal… Nesse último caso, o da flora, é onde os antibióticos entram em cena. É que o uso excessivo desses remédios pode alterar a composição da microbiota, diminuindo a quantidade de bactérias do bem e levando à presença exagerada de micro-organismos maléficos.

Leia também: Glúten pode ou não pode?

“Eles causam inflamação e aumentam a permeabilidade intestinal”, comenta Juliana Crucinsky, nutricionista e consultora técnica da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). “Isso contribui para o contato do glúten com as células de defesa presentes no órgão, incitando o surgimento de reações contra essa proteína”. É aí que mora o perigo: esse estímulo exagerado das nossas defesas pode destruir a mucosa intestinal, levando ao quadro característico da doença celíaca, ou seja, inflamação e má absorção de nutrientes. Quando o problema se instala, o glúten é completamente proibido na dieta – e ainda não há cura para a situação. Mas dá para seguir uma vida normal, com dieta equilibrada e, claro, sem rastros da proteína.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s