saudeLOGO Created with Sketch.

Maneirar no sal diminui idas ao banheiro na madrugada

Urinar na calada da noite afeta a qualidade de vida. Mas o problema pode ser controlado com ajustes na dieta

Noctúria é, em resumo, uma disfunção na qual a pessoa acorda duas ou mais vezes para ir ao banheiro por noite. Relativamente comum em pessoas acima dos 60 anos, ela perturba o sono e aumenta o risco de quedas e escorregões na madrugada. Ainda bem que um novo estudo da Universidade de Nagasaki, no Japão, parece ter apontado uma forma de amenizar tamanha chateação.

No trabalho, alguns voluntários que sofrem de noctúria minimizaram o consumo diário de sal em 25%. Em média, eles passaram de 10,7 gramas para 8 — ainda acima do limite de 5 gramas preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Após 12 semanas, a necessidade de esvaziar a bexiga caiu de 2,3 vezes por noite para 1,4.

 

Veja também

 

Por outro lado, aqueles que aumentaram a ingestão de 9,9 para 11 gramas passaram de 2,3 para 2,7 viagens noturnas ao toalete. “Esse é o primeiro estudo a medir como o consumo de sódio afeta a frequência urinária”, disse o autor do estudo, Matsuo Tomohiro, em um comunicado.

Apesar de a análise indicar que ajustes no cardápio — como colocar menos sal nos preparos e valorizar ingredientes naturais — ajudam a contornar o problema, é importante consultar um médico se você estiver acordando para se aliviar. Isso porque a noctúria pode ser sinal de algo mais grave, como falência renal, diabete e hiperplasia da próstata (o aumento desse órgão).

Por aqui, os dados da investigação japonesa soam como um alerta, já que o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal por dia. É mais do que o dobro do recomendado! Como principal consequência, cerca de 15% da nossa população sofre de hipertensão.

Veja também

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s