saudeLOGO Created with Sketch.

Ácido láurico é o segredo por trás dos benefícios do coco

Extraído da polpa do fruto, o componente combate o colesterol, afasta inflamações e ainda ajuda a manter o peso

É naquela parte carnuda, branquinha e suavemente doce do coco que se encontra a substância com tantas aptidões para promover a saúde. “O ácido láurico compõe a maior parte das gorduras desse fruto”, diz a nutricionista Mariana Bomfim. E, como se trata de um ácido graxo de cadeia média, ele pode contribuir para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom. Ou seja: dá uma força para manter as taxas de colesterol sob controle.  

A rápida absorção é outra característica aclamada desse tipo de gordura, porque acelera o gasto calórico. É claro que, sem aderir a uma dieta equilibrada, ninguém deve esperar perder pneuzinhos e ver despencar os ponteiros da balança usando o coco como uma poção mágica. Mas uma pesquisa recente feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) evidenciou melhora no Índice de Massa Corporal (IMC), redução da medida da cintura e diminuição dos triglicerídeos em pessoas que consumiram o óleo do fruto, igualmente rico em ácido láurico. “Além disso, esse componente participa dos processos de defesa do corpo, sendo um aliado no aumento da imunidade, com ação antimicrobiana e antifúngica”, acrescenta Mariana Bomfim.

Para fazer jus a esse coquetel de benesses, o poderoso alimento deve ser levado à mesa com regularidade. E o melhor é que não faltam versões para incluir o coco no cardápio: em pedaços, ralado, em forma de farinha, de óleo – e agora também em leite pronto para beber.

Variedade no café da manhã

Quebrar o coco, cortar a polpa, bater no processador ou no liquidificador, coar… Convenhamos: um ritual assim dificilmente cabe na costumeira – e quase sempre longa – lista de tarefas da agenda diária. Mas isso não é mais impedimento para ter o leite do coco no menu, começando já no desjejum. Entre as inovações para extrair o melhor do fruto do coqueiro, a indústria não descuidou dessa refeição, uma das mais importantes do dia. O leite pronto para beber lançado pela Ducoco, por exemplo, é um dos produtos que atendem ao apelo de se alimentar bem sem abrir mão da praticidade.

“Tomar o leite de coco logo cedo ajuda a manter a saciedade ao longo do dia”, diz a nutricionista funcional clínica e esportiva Stella Santiago Jacob. Boa pedida, portanto, para quem precisa perder peso ou não pode se descuidar para não engordar. “É um opção mais saborosa do que outros leites vegetais, que costumam ser mais aguados”, compara Stella.

A atriz Karina Bacchi, grávida do primeiro filho, é uma fiel consumidora do leite de coco pronto para beber (Ducoco/Divulgação)

Por ter origem vegetal, a bebida é uma alternativa para quem sofre dos desconfortos da intolerância à lactose ou tem alergia à proteína do leite de vaca. Atende também aos veganos ou àqueles que simplesmente querem variar o acompanhamento do café ou do achocolatado na xícara. Se você der uma olhadinha no rótulo do produto, vai ver que ele tem ainda vitamina A, associada à manutenção da visão e ao crescimento normal das células que formam a pele. Traz também vitamina D, importante para manter a concentração de cálcio e fósforo no organismo, sendo essencial para evitar o enfraquecimento dos ossos.

No quesito saúde do esqueleto, por sinal, anote aí: um copo do leite da Ducoco oferta 250 mg de cálcio, o que corresponde a 25% das necessidades diárias do mineral. Isso sem contar a presença de potássio, importante para a contração muscular. Ou seja, antes de fazer atividade física, vale preparar um shake tendo a bebida como base. E ela vai muito bem com cereais e em vitaminas de frutas. Em embalagens de 1 litro, o produto tem a versão original sem açúcar e a com sabor chocolate.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s